TODA NUDEZ SERÁ CASTIGADA

 

Sinopse

Herculano, de família tradicional, jurou à esposa, antes desta morrer, que jamais se ligaria a outra mulher. O juramento quase o levou à loucura. O filho Serginho, jovem puro e aluno de um colégio tradicional, igualmente contrário à presença de qualquer outra mulher na vida do pai. Patrício o irmão crápula que vive às custas de Herculano, tudo faz para se tornar uma pessoa de quem o irmão dependa cada vez mais, a fim de melhor explorá-lo. Aproveitando uma das crises de desespero de Herculano, Patrício coloca junto de sua mesa a foto de Geni, prostituta e cantora de cabaré, induzindo o irmão a procurá-la. Com Geni, Herculano passa três dias de loucura. Ao voltar ao seu senso comum, renega aquela ligação, que considera espúria. Mas a essa altura, Geni e Herculano, estão irremediavelmente apaixonados. Herculano procura fugir e esquecer Geni, mas não consegue. E, atormentado por Patrício, que o incita e pelo filho, que lamenta sua conduta. Entrementes, todos os personagens, de uma forma ou de outra, enveredam por caminhos tortuosos, sem solução.

Elenco : Paulo Porto, Darlene Glória, Paulo Sacks, Paulo Cesar Pereio, Isabel Ribeiro, Hugo Carvana, Elza Gomes, Sérgio Mamberti, Henriqueta Brieba, Abel Pera.

FICHA TÉCNICA:

Produção: Produções Cinematográficas R.F.Farias / Ventania Produções Cinematográficas / Sagitário Produções Cinematográficas
Direção: Arnaldo Jabor
Fotografia: Lauro Escorel
Duração: 107 minutos
Gênero: Drama
Público: 1.728.595 (nos cinemas)

Prêmios e Festivais
Festival de Berlim 1973 – Urso de Prata Melhor Filme
Festival de Gramado 1973 – Melhor Filme, Melhor Atriz, Menção Especial do Juri Para Música
Associação de Críticos de São Paulo 1974 (APCA) – Melhor Direção de Arte
VI Festival Inter. de Figueira da Foz . Portugal – Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Cenógrafo.